Sobre a ACF

SOBRE A ASSOCIAÇÃO CORAL DE FLORIANÓPOLIS

A Associação Coral de Florianópolis foi fundada em 10 de setembro de 1960 por um grupo de cantores, liderados por Darcy Brasiliano dos Santos, que se reuniam para cantar em solenidades religiosas na cidade de Florianópolis. O coral foi criado objetivando a realização de concertos de música coral erudita ocupando desde logo uma posição de destaque. Em 1961 foi contratado o Maestro Aldo Krieger, de família de músicos de Brusque e de elevada capacidade técnica. Ele que havia sido aluno de Heitor Villa Lobos no Conservatório Nacional de Canto Orfeônico no Rio de Janeiro realizou um excelente trabalho de consolidação da Associação Coral. Sob sua regência foram realizados inúmeros concertos, tanto em Florianópolis como em outras cidades do Estado, o que viria a determinar a personalidade do coral. Em 1970, sob a sua regência, a ACF gravou seu primeiro LP em São Paulo e fez apresentações no Teatro Municipal, TV Tupy e TV Cultura Canal 2. Em abril de 1971 esteve no Rio de Janeiro, quando se apresentou na TV Globo, no programa “Concertos para Juventude”, na Sala Cecília Meirelles e na Universidade Gama Filho.
Os mais importantes personagens da música erudita em Florianópolis estiveram sempre de alguma forma ligados à Associação Coral. Os principais regentes com suas orquestras e bandas do Estado de Santa Catarina participaram de importantes concertos realizados nas principais salas de concertos do Estado e em cidades como Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e outras. Obras grandiosas foram executadas como a 9ª Sinfonia de Beethoven sob a regência de Pablo Komlos com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre no teatro da PUC no Rio Grande do Sul, Carmina Burana de Carl Orff no Teatro Guaíra com a sua Orquestra Sinfônica em Curitiba. A Missa da Coroação de Mozart e Concertos de coros de óperas foram feitos.

A partir de 1973 e até 1983 o coral foi regido pela maestrina Rute Ferreira Gebler vinda de Pelotas no Rio Grande do Sul. Ao assumir a regência, ela como professora de técnica vocal e também cantora lírica, elevou o nível técnico do Coral que passou a ser considerado um dos melhores corais do Brasil. Nos festivais internacionais de coros do Rio Grande do Sul, onde participavam todos os importantes coros da América do Sul, a Associação Coral se destacava.
Em 1974, um projeto da FUNARTE levou a ACF para o Nordeste com apresentações em Belém, São Luiz, Teresina, Recife e Salvador, sempre nos principais teatros. 
O coral gravou em 1973 o Hino do Estado para distribuição em todas as escolas da rede de ensino do Estado. A partir de então nas solenidades oficiais o coral era convidado para sua interpretação. O Rancho de Amor a Ilha, composto por Cláudio Alvim Barbosa o Zininho, vencedor do concurso para Hino Oficial de Florianópolis, recebeu, ainda na década de 1960 arranjo para coral pelo Maestro Aldo Krieger e a Associação Coral se tornou sua intérprete consagrada nos principais eventos da cidade. Faz parte do primeiro disco gravado em 1970 com músicas exclusivas de autores catarinenses.

Realizou Concerto com a Orquestra Armorial de Recife que teve como um de seus fundadores Ariano Suassuna. Regentes convidados como Isaac Karabtchevsky e Arlindo Teixeira entre outros participaram da realização de Récitas da Associação Coral.

O coral cantou em Olinda, Belo Horizonte, Ouro Preto, Brasília, Goiás Velho, Goiânia, Presidente Prudente, Dourados, Campo Grande. Festivais de Corais em São Lourenço do Sul, Minas Gerais, Conservatória no Estado do Rio de Janeiro e Colorado no Paraná e nas cidades de Porto Alegre, Taquari, Pelotas, Gramado e Canoas no Rio Grande do Sul.

A Associação Coral cantou em todo o Estado de Santa Catarina, nos Teatros, Escolas, Igrejas, Clubes Sociais, em Eventos Culturais e Folclóricos e em Praças Públicas, com grande ênfase na apresentação de Obras dos principais compositores catarinenses da música folclórica e erudita.

Em 1977 a ACF fez sua primeira viagem internacional para participar de Festival Internacional de Corais em Montevideo, no Uruguai. 
Em 1987 e 1998 o Coral foi a Portugal e Arquipélago dos Açores para intercâmbio cultural relacionado à colonização açoriana do nosso litoral catarinense. 

Nesta trajetória o coral incorporou a seu repertorio músicas que abrangem todos os gêneros como o clássico, barroco, contemporâneo, ópera, música sacra, música de cinema, popular brasileira e internacional, rock clássico e folclórica catarinense.

Prestes a completar seus 60 anos de atividade ininterrupta, a Associação Coral de Florianópolis se mantém altiva atuando com muito amor a arte na produção de agradáveis concertos de música coral. Com seus mais de 50 cantores entusiasmados desfrutando dos benefícios de se cantar em coral mantém suas portas abertas para a comunidade recebendo dela o aplauso e o incentivo.

COMO COLABORAR COM A ASSOCIAÇÃO CORAL DE FLORIANÓPOLIS

Sua contribuição não só ajudará a Associação Coral de Florianópolis a continuar com a sua jornada de 60 anos, mas também garantirá o legado contínuo de programas que engajam milhares de pessoas a cada ano em experiências musicais que mudam sua vida.
Veja como
Share by: